segunda-feira, 5 de abril de 2010

Concepção contemporâneas do ensino da arte...


A proposta triangular foi proposta pela pesquisadora em arte-educação Ana Mae Barbosa que veio confrontar um modelo de ensino da arte vigente no país desde a década de 70. Não se refletia sobre o fazer artístico, as crianças tinham seu processo criativo bastante limitado. Aos poucos este modelo de ensino da arte foi cedendo espaço para a pedagogia da proposta triangular (Caderno Didático pag. 49 e 50).

Descrevendo o método comparativo que é o conhecer, o fazer e comparar várias obras para que o aluno perceba a diferença de cada uma e possa desenvolver sua criativa.

O método multiproposto define sua metodologia como um programa de ensino de arte onde o fazer se dá em função da leitura da obra de arte, articulada com outras áreas do conhecimento.

Ao trabalhar uma obra do artista plástico Carlos Muniz, fiz com meus alunos um estudo sobre o artista. Sua trajetória de trabalho e depois a apreciação da obra e sua releitura. Acredito que dessa forma eu tenha trabalhado numa proposta triangular abrangendo os métodos comparativo e multiproposto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário