quarta-feira, 17 de março de 2010

Inteligencia Coletiva. Pierre Levy. Navegar no Ciberespaço Lucia Santaella.

O filosofo Pierre Levy, nasceu numa familia judaica. Fez mestrado em Historia da Ciencia e doutorado em Socioogia e Ciencia da Informação e da Comunicação na Universidade de Sorbone, França.
Pierre Levy se nomeia como um engenheiro do conhecimento,pois para ele o saber tem uma relação ampliada, muito mai que informação do aprendizagem.
Para ele, atraves da divulgação da internet a população vai em direção a uma criação de um novo espaço de conhecimento ligado a uma rede em tempo real. Segundo o filosofo "ninguem sabe tudo e ao mesmo tempo todo o conecimento está presente na humanidade." Assim as tecnologias permitem que a inteligencia coletiva seja ampliada atraves da cooperação e competição e vem se ampliando atraves das linguagens de signos.

Sobre o texto de Maria Lucia Santaella Braga, que nasceu em Catanduva e é uma pesquisadora e professora titular da PUC podemos dizer que com o avanço da tecnologia e o acesso rapido as pesquisas e leituras atraves da internet, um novo leitor vem se formando.
Tem que se entender as varias formas de leituras que surgem ao nosso redor, com há tambem nesse processo uma variada gama de leitores.
Segundo Lucia, há tres tipos de leitores:
  • O primeiro leitor contemplativo, nasce no renascimento e é o leitor da era do livro e da imagem expositiva;
  • O segundo leitor é do mundo em movimento, dinamico. Um leitor da revolução industrial, do apogeu da televisão e da explosão do jornal.
  • O terceiro leitor é o virtual, tem na multimidia sua linguagem conectada a uma rede.

Referencias:
Nize Maria Campo: Mutação Antropologica e o Espaço Cibernetico.
Ideylson da S. Vieira:Introdução ao Pensamento de Inteligencia Coletiva.

Um comentário: